Eu uso GNU/Linux. É um sistema operativo completamente livre, grátis, seguro e sem paneleirices, desculpem o francês. Para quem não sabe, o Windows é outro sistema operativo que é usado pela maioria das pessoas. Mas não é o único, tal como não existe uma só marca de carros. Porque é que TáMal? Darei um exemplo:
Ainda há 3 dias tive de reinstalar tudinho no PC da minha sister porque o windows dela estava completamente marado! Entre outros problemas, a imagem do desktop dava em 'parte e meia' do ecrã... impossível de descrever. O PC estava lento e com comportamentos estranhos. Estranhos, mas já normais porque a malta vai-se habituando a isto... Ora, depois de tudo instalado de fresco, o PC parecia novo! IMPEC!
Durou 2 dias. Apanhou vírus, sei lá, só sei que a internet não funciona mais. E modéstia à parte, eu ainda percebo alguma coisa de computadores, por isso, não era um problema do tipo 'cabo desligado'. Não, meus caros.
A própria existência de vírus em PCs é paradoxal! Os humanos apanham um vírus e ficam doentes porque o corpo humano não conhece esse vírus. Para algumas doenças, o corpo 'aprende' e torna-se imune. Para outras, como a sida, é impossível. Seria possível se conseguíssemos alterar o dna da malta (desculpem as incorrecções porque não sei seria possível 'curar' a sida com alterações ao dna, mas serve para este exemplo). Em computadores é parecido: na verdade, não são os PCs que apanham vírus, mas sim os sistemas operativos. Com uma diferença: nos computadores é possível 'alterar o dna' do sistema operativo a qualquer altura. Ora, hoje em dia, um requisito obrigatório nos sistemas operativos é serem seguros. E que segurança é esta que inutiliza um computador com 2 dias de vida? Se os vírus informáticos são pequenos programas que se aproveitam de falhas do sistema operativo, porque que é que tem de ser outra empresa a criar um programa de anti-virús? Porque é que a empresa que faz o sistema operativo não corrige essas falhas no sistema? Querem saber? Dinheiro. O sistema operativo tem falhas, facto. Corrigem-se? Não. Criam-se programas de anti-vírus para vender à malta e proteger os seus sistemas operativos das suas falhas. Puro capitalismo: criar a doença e cobrar a cura. Com tudo isto, não é suficiente comprar o windows, nada disso. É preciso firewall, anti-vírus, spyware e muita, muita sorte. Ah! Na última versão do windows XP já existe uma firewall e spyware. Porquê só na última? E mais uma vez, porque não corrigir as falhas em vez de criar programas para remendar as falhas?
Para mim chega. Uso GNU/Linux. O meu PC fica ligado semanas a fio e tenho zero firewalls, zero anti-vírus, zero spyware. Zero vírus, zero problemas deste género. Este sistema operativo cresce à custa de pessoas que se dedicaram a criar uma alternativa ao windows. É um sistema grátis e aberto onde qualquer um pode contribuir e toda a gente pode saber como é feito. Existem falhas, claro. Mas em vez de se criar um vírus, corrigem-se as falhas. Em vez de cobrar por mais um software de tapa buracos, corrige-se o dna. Não é irreal nem ilegal. Quanto software ilegal tens no teu PC? Linux é completamente legal, livre e grátis. Há até quem pense que quem vende os anti-vírus cria vírus para que a máquina não pare. Não existem vírus que eu conheça para Linux.
Não quero vender nada, até porque é grátis, por isso usem o sistema operativo que quiserem. Queria que todo este testamento servisse apenas para que pensassem em quantas vezes o vosso PC deu problemas, quantas vezes atiraram o rato à parede, quantos vírus e dores de cabeça tiveram, quantas coisas esquisitas que já nem ligam sequer aconteceram... quanto dinheiro teriam de gastar para pagar todo o software ilegal que têem instalado; e também para saberem que existem alternativas como Machintosh ou GNU/Linux, por exemplo. Não tenham problemas em não dar dinheiro ao Bill Gates, ele não é pobrezinho..
Aqui ficam alguns links para mentes abertas:
http://www.gnu.org/
http://www.linux.org/
http://www.debian.org/http://fedora.redhat.com/
ps: desculpem o comprimento da coisa.
ps2: vejam o team america.
ps3: Bakadakalaka!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Não tomo partidos, mas se não houvesse tanta gente a esmiuçar o Windows, talvez 'ele' não fosse assim tão mau. O Bill Gates não é nenhum herói, mas os "hackers" que dedicam a vida a tentar destruir o trabalho dos outros, são bem piores que ele.
Enviar um comentário